Como procurar e encontrar trabalho na Itália

A “fuga de cérebros”, dobrou em 2016 em comparação a 2012 e certificada por um relatório recente do ISTAT , parece ser o único caminho para jovens com um diploma. Com uma taxa de desemprego de 10,7%, o nível mais baixo desde agosto de 2012, mas ainda alta e feroz concorrência, você pode começar a acreditar que é impossível procurar e encontrar trabalho na Itália .

Faça o seu melhor, aumente seus esforços, aumente o número de currículos enviados, mas nada. Os resultados não chegam. Você começa a acreditar que ter um emprego ou mudá-lo permanecerá apenas um sonho. O desespero assombra você, desmotivação cresce. Você está prestes a entrar no “círculo” dos inativos, ou seja, aqueles que não têm emprego e nem sequer o procuram.

O fato é que o mundo do trabalho passou por sérias turbulências, graças à grave crise econômica vivida há alguns anos. Isso teve um impacto direto no processo de busca de emprego. Eu não acho que não haja oportunidades profissionais, são simplesmente os modos antigos usados ​​para procurar trabalho que não são mais eficazes.

Hoje em dia, muitas vezes, não são contratadas as pessoas mais adequadas, mas quem sabe a importância de ter uma estratégia e as informações necessárias sobre “como procurar trabalho“.

Ao ler este artigo, você estará imaginando o conteúdo usual, as sugestões usuais, triti e portiti. Pode ou não ser. Convido você a confiar, para continuar lendo. Você pode pegar idéias nas quais ainda não pensou. Trazendo para casa novas informações que poderiam dar um novo impulso à sua pesquisa.

Na Itália, nos dias de treinamento, adoro fazer dois jogos simples. A primeira (continue lendo meu artigo para descobrir a segunda?): Peço às pessoas que encontro que imaginem estar em necessidade imediata de procurar um novo emprego e me dizer qual é a primeira ação que elas colocariam em campo.

Você sabe o que? A ordem pode mudar, mas as duas primeiras respostas são sempre as mesmas:

Atualize seu currículo;
Consulte sites especializados para publicação de empregos.
Muito poucos respondem: ” Começo comigo, tento entender o que realmente quero fazer, quais são os conhecimentos e habilidades que posso oferecer ao mercado de trabalho “. No entanto, em geral, noto a ausência de uma estratégia real, cuja importância e centralidade no processo de busca de emprego já tive ocasião de mencionar neste post .

Ao escrever este artigo, eu queria experimentar. Iniciei o navegador e, depois de abrir o Google, digitei os termos ” como procurar trabalho ” e ” onde procurar trabalho ” na Itália na barra de pesquisa . Resultados retornados? Você pode verificar por si mesmo, na primeira e na segunda páginas (digamos que quase ninguém já esteja na terceira), aparecem publicações que sugerem principalmente links úteis para sites de anúncios de emprego. No topo do ranking está o lendário e talentoso Salvatore Aranzulla , fonte de inspiração para muitos blogueiros “aprendizes”, como eu, com seu último livro e seu inevitável post sobre o assunto .

A propósito, se você ainda não teve a oportunidade de lê-los, eu também escrevi algo semelhante que poderia ser muito útil. A primeira publicação nos principais sites de publicação de empregos e a segunda nos mecanismos de pesquisa a serem usados para tornar a pesquisa de empregos mais fácil e produtiva.

Em resumo, surgiria se parássemos aqui que a rota principal, o canal mais sugerido para procurar trabalho, é a Internet, ou melhor, a de sites especializados.

Acredito, minha humilde opinião, que, se esse fosse o caso, esse tipo de indicação poderia desviá-lo e desviá-lo do objetivo final.

Procurar trabalho na Itália é muito complicado. Não discuto, mas gostaria de reiterar um conceito-chave. Para ter sucesso em encontrar uma nova oportunidade profissional, você precisa de uma estratégia orgânica e usar vários canais e várias ferramentas juntos.

Como procurar trabalho, um olhar sobre a eficácia dos canais
Você ficaria surpreso ao saber que os sites de publicação de empregos não são o canal mais eficaz para quem procura, muito menos o mais utilizado pelas empresas que precisam de novos funcionários?

De acordo com pesquisa realizada pela ISFOL em 2016 (período de observação e estudo 2008, 2010, 2011, 2014), canais de corretagem e serviços de emprego, o canal de busca de emprego mais utilizado na Itália foi o informal, formado pela família e pelo círculo de amigos, usado por cerca de 60% das pessoas atualmente empregadas. Para um terço, igual a 33%, também representava o canal de entrada no mercado de trabalho. Mais de 65% dos empregados implementaram, com sucesso, uma estratégia multicanal. Entre eles, a auto-candidatura utilizada por 58% dos empregados, embora menos eficaz como canal de entrada (20%), contatos informais no local de trabalho (colegas, reuniões de negócios) e leitura de ofertas de emprego na imprensa , usado respectivamente por 44% e 36% do atual empregado, mas efetivo apenas em 10% e 2,6% dos casos.

como procurar trabalho: os canais

Olhando para as empresas, por outro lado, cerca de 66% delas, a seleção foi feita por meio de conhecimento direto ou relatórios de conhecidos e fornecedores.

Como as empresas procuram funcionários

A análise realizada pela ISFOL retorna uma fotografia que estaria muito alinhada com a metáfora Iceberg do mercado de trabalho. Estima-se que 80% das vagas disponíveis no mercado de trabalho não sejam tornadas públicas. As empresas os cobrem seguindo um caminho que quase nunca está alinhado com o caminho de quem procura uma nova oportunidade. Como resultado, apenas 20% das oportunidades são trazidas à atenção através da publicação de anúncios de emprego. Encontrar as oportunidades sob o iceberg exige abordar a procura de emprego de uma nova maneira.

E nós estamos no segundo jogo (você se lembra? Você estava curioso, certo?) Proposto em sala de aula que é proceder a uma contabilidade rápida das posições em aberto e não anunciadas nas empresas de origem das pessoas presentes. Resultado, toda vez, muito interessante. Empiricamente, demonstramos a importância de uma rede para conhecer as oportunidades profissionais a serem propostas.

Como encontrar trabalho
Icebergs do mercado de trabalho

7 dicas para procurar trabalho na Itália

1 Antes de procurar trabalho, pergunte-se o que você realmente deseja

Pode-se ter uma lareira ardente na alma e, no entanto, ninguém nunca se senta ao lado dela. Os transeuntes vêem apenas um fio de fumaça saindo da chaminé e continuam seu caminho. Vincent van Gogh

2 Planeje sua estratégia, escolhendo os canais e ferramentas mais adequados para usar no suporte

O xadrez nos ensina o poder do “por quê?” muito claramente. Cada movimento tem uma consequência e está relacionado à estratégia geral ou não. Se você não questionar o motivo de cada jogada, você acabará perdendo contra qualquer jogador que aplique um plano consistente. Garry Kasparov

3 Faça da rede um pilar da sua estratégia. Vimos que muitas oportunidades não são conhecidas e são obtidas através de contatos pessoais e boca a boca

As pessoas que reclamam de sua condição sempre culpam as circunstâncias. As pessoas que continuam neste mundo são as que se ocupam e procuram as circunstâncias que desejam e, se não conseguem encontrá-las, elas as criam. George Bernard Shaw

4 Seja organizado, motivado e assertivo. Procurar emprego leva tempo e energia

Quando tudo parecer contra, lembre-se de que o avião decola contra o vento. Henry Ford

5 Não desanime se a busca pelo que você deseja é prolongada. A oportunidade certa, procurar o emprego dos seus sonhos, pode levar tempo;

Sou grato a todas as pessoas que disseram NÃO a mim. É graças a eles se eles são quem são. Albert Einstein

6 Persevere, não desista. Sempre que você falha, você está um pouco mais perto do meio

Não estou desanimado, porque toda tentativa errada descartada é outro passo adiante. Thomas Edison

7 Continue trabalhando no seu desenvolvimento e use novos recursos para diversificar sua pesquisa.

Eu sempre tento fazer o que não consigo fazer, para aprender como fazê-lo. Pablo Picasso

E você, qual é a primeira coisa que você faz quando está lutando com uma procura de emprego? Você conhecia o chamado Iceberg do mercado de trabalho ? Você acha que este artigo pode ser útil? Agradeço, como sempre, pelas valiosas sugestões e experiências diretas que você deseja compartilhar.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora